Entrevista
com o DIRETTOR Rubens
1. Há quanto tempo está
trabalhando como diretor? E na escola Francisco Euphrasio Monteiro?
· 14 anos. 9 anos
2. O senhor é formado em
qual/quais área(s)?
· Na área de educação, filosofia,
pedagogia plena
3. Que resultados positivos deram
a escola com a mudança pro ensino integral?
· Maior aproximação do professor
com o aluno, mesmo as pessoas não enxergando os alunos estão gostando
mais da escola. Um exemplo simples : antes você tinha um feriado prolongado a
escola reduzia o número de alunos absurdamente, hoje mesmo com pós e pré
feriados, a escola está lotada.
4. E os negativos?
· Dificuldade que a educação não
é só passar conteúdo, o aluno achar que a escola é uma extensão da casa e não
consegue construir um projeto diferente, comprometimento de professores e
alunos, que demora um pouco para se estabelecer. Convivência maior com o aluno
no dia a dia, acaba criando uma situação de permissividade entre professor e
aluno.
5. Pelo fato da escola ter os dois
ensinos ( fundamental e médio), dificultou um pouco mais a adaptação do
integral? E também o noturno?
· Dificuldade precisa ser
enfreada com criatividade, encontrar uma solução. Uma dificuldade foi
devido ao fato de grande números de salas, não conseguiu ter a liberdade
de implantar a sala ambiente. Outro problema é tendo o noturno na escola. Para
alguns alunos, serve como uma válvula de saída “ eu não comprimir minhas
obrigações do integral, porque qualquer coisa vou para a noite” . Isso tem
acontecendo com alunos principalmente com o 1 ano, os 2 e o 3, esse número é
pouco ou nulo.
6. Terá mudanças de professores
ano que vem?
· Isso depende demais do
resultado da avaliação 360. Porém há alguns professores já devido a primeira
avaliação, que já foram orientados a mudança de comportamento. Se a partir da
avaliação dos alunos, dos coordenadores, não conseguiram evoluir, a tendência é
que sejam mudados. Outro ponto, é que poderá ter uma redução de salas, portanto
número menor de professores.
7 Sala ambiente
voltará?
· Pretende colocar em prática ano
que vem, mas pelo fato da escola ter hibrida
dificultou, mas é um desafio pra mim.
8 Quais novidades os alunos podem
esperar?
· Melhoramento principal no
protagonismo do aluno, atividades além do período, para quem quiser mesmo, com
parceria com alguns profissionais de fora, tentar reforma nos laboratórios,
busca de um professor de sala de leitura efetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário